O rótulo da Cachaça Sanhaçu (Mapa da Cachaça)

Texto de Mariana Jorge/Mapa da Cachaça

Design social é quando o designer inclui nas premissas do projeto processos que contribuem para promover o bem estar e a satisfacão das necessidades humanas. O caso da cachaça Sanhaçu é um belo exemplo de design social. Todo o processo está cercado de princípios ecológicos e sociais, desde a empresa produtora até os distribuidores da bebida, passando pela escolha da agência de design.

Rótulo da Cachaça Sanhaçu

Análise do Rótulo da Cachaça Sanhaçu, Chá Grande – PE

Projeto: Identidade visual e rótulo
Ano de criação: 2008
Agência / Designer: DoDesign-s desde 2003
Técnica de impressão: Offset policromia, verniz UV, faca especial.

A própria cachaça Sanhaçu é um produto extremamente sustentável em todas as etapas de produção. Todo o resíduo industrial é reaproveitado como adubo orgânico ou como alimento complementar para o gado. Além de seguir a cartilha da produção sustentável, os produtores dessa cachaça de Pernambuco tiveram a preocupação de reflorestar a área onde foi instalada o alambique e só utilizam matéria prima orgânica. Quando necessário, compram ainda a produção de pequenos agricultores da zona da mata pernambucana, estimulando a agricultura familiar da região.

Cerca de 1/3 do bagaço produzido serve de combustível para a caldeira, não sendo necessário utilizar lenha. Os 2/3 restantes do bagaço são aguados com vinhoto e quando acrescidos de algumas substâncias, inclusive as cinzas produzidas pela caldeira, formam um excelente adubo orgânico, voltando para o canavial. A cabeça e a cauda da cachaça, que são cachaças de má qualidade, são destiladas novamente em um outro alambique (coluna de álcool), e transformadas em vinagre de álcool. Toda a água necessária no resfriamento durante a produção da cachaça é reutilizada proporcionando um reaproveitamento de 90%. Em momento algum da produção existe bombeamento do caldo-de-cana, do fermentado ou da cachaça, reduzindo assim a possibilidade de contaminação e do consumo de energia, o que é um procedimento ecologicamente correto.

Não poderia ser outra agência a assinar o rótulo: a Dodesign-s, que só trabalha com o mercado de orgânicos, fair trade e agroecologia, foi indicada ao prêmio Changemakers – Cultivando Inovação: soluções para comunidades rurais, do programa Changemakers da Ashoka e a Fundação Bill & Melinda Gates. A idéia do prêmio é reunir em um ambiente colaborativo na Internet idéias, propostas e projetos inovadores que possam estimular a agricultura e o desenvolvimento rural em todo o mundo.

Para fechar o ciclo, quando liguei para o distribuidor aqui de São Paulo para comprar uma garrafa da Sanhaçu, tomei conhecimento que a cachaçaria Nordeste – distribuidora da Sanhaçu – só trabalha com cachaças orgânicas , artesanais e provenientes de  alambiques legais.

Todas essas bandeiras estão representadas no rótulo da Sanhaçu. O rótulo, essa potente ferramenta de comunicação, tem representação singela e contundente, com uma estrutura gráfica organizada, tão sutil quanto precisa que fala pouco e tem muito a declarar. A natureza como principal pilar conceitual é glorificada na figura de três protagonistas que articulam-se de forma muito simétrica : o sol, que brilha o ano todo em Pernambuco; a mata e o pássaro, que pode ser observado descansando tranquilo em um habitat fértil e promissor. Sanhaçu ou Sanhaço é o nome comum dado a seis espécies brasileiras de aves, de até 18 cm de tamanho e que têm coloração verde ou azul-acinzentada, com manchas de cores variadas nas asas. São aves que costumam se reunir em bandos sobre as árvores frutíferas. Esse passarinho voltou a aparecer na região graças ao trabalho de reflorestamento da empresa.

Foto Sanhaçu por Dario Sanches

A tipografia é sem serifa, bem contemporânea, arredondada, apresenta-se toda em caixa alta formando um bloco visível.

Incorporar no rótulo referências que cercam o universo desta cachaça é um mérito da designer Anna Paula e da equipe da Dodesign-s: conseguiram traduzir criativamente e fielmente a paixão e a luta pelo meio ambiente dos fundadores da Sanhaçu. E da Sanhaçu é o mérito pela coerência ideológica e postura produtiva.

Cachaça Sanhaçu no Mapa da Cachaça


Conteúdo relacionado: Na mídia
Sanhaçu – Cachaça orgânica e Produtos agroecológicos. Pernambuco – Brasil

    DoDesign-s Design & Marketing
    Sanhaçu – Cachaça orgânica e Produtos agroecológicos. Pernambuco – Brasil