Sanhaçu Freijó (Mapa da Cachaça)

Texto do site Mapa da Cachaça

cachaça Sanhaçu é produzida na propriedade da família Barreto Silva, em Chã Grande, na região da Zona da Mata de Pernambuco, a 15 km de Gravatá e 85 km de Recife. A família trabalha com agricultura orgânica desde 1993. A cachaça Sanhaçu possui o selo de produto orgânico, que garante que tudo é reaproveitado, praticamente sem desperdício. A cana cortada sem queima, o bagaço da cana serve como combustível para a caldeira, não se utiliza agrotóxicos e a água utilizada na diluição do caldo de cana vem de uma nascente. Uma grande curiosidade a respeito da produção da Sanhaçu é a de que a fermentação é realizada com produto natural e ao som de música clássica.

O capricho continua também na embalagem, que conta com um belo rótulo que estampa um pássaro. Inclusive o  Mapa da Cachaça já escreveu a respeito. Há também a opção de comprar uma bela caixa de madeira com xilogravuras de Silvio Borges, filho do famoso xilogravurista pernambucano J. Borges.

A história da Sanhaçu começa lá pelos anos 90, quando o patriarca, Moacir, se aposentou da Marinha e quis fugir da cidade. Nessa época ele e sua mulher, Glória, compraram um sítio em Chã Grande, começaram a estudar agroflorestamento e se uniram a outros pequenos produtores orgânicos. O casal botou todo o conhecimento em prática e  fizeram o reflorestamento da terra do sítio com mata nativa e árvores frutíferas. Esse reflorestamento propiciou o ressurgimento de uma nascente de rio que estava praticamente seco.

Anos mais tarde, o casal e os filhos Max, Oto e Elk tiveram vontade de investir em um produto orgânico não perecível. E foi assim que chegaram à cachaça e fizeram dela um empreendimento familiar. E como de costume, estudaram o mercado e foram a Minas Gerais para aprender mais sobre o processo de produção de cachaça, onde fizeram cursos com mestres alambiqueiros e no Centro de Tecnologia da Cachaça.

A  Sanhaçu produz aproximadamente 20 mil litros de cachaça que ficam armazenados por 2 anos em tonéis de freijó, uma madeira da Amazônia que não transfere cor ao produto. Produz também 500 litros de Sanhaçu Carvalho, que envelhece em barris dessa madeira estrangeira.

Origem do nome

O nome da cachaça se refere ao pássaro Sanhaçu. Sanhaçu ou sanhaço é o nome comum dado a seis espécies brasileiras de aves, de até 18 cm de tamanho. Têm em geral coloração verde ou azul-acinzentada, com manchas de cores variadas nas asas. Costumam reunir-se em bandos sobre as árvores frutíferas

Com o reflorestamento da área onde o sítio se encontra e com o ressurgimento da flora a propriedade tornou-se um refúgio para o que ainda resta da fauna nativa.É possível ver com com freqüência animais como teju, sagüi, raposas, lebre e coelho do mato e diversas aves, dentre elas o sanhaçu.

Localização

Endereço: Cachaçaria Sanhaçu, Sítio Valado, s/n Zona Rural, Chã Grande – PE, 55636-000. Veja mapa de como chegar.

Fonte: Mapa da Cachaça


Conteúdo relacionado: Na mídia
Sanhaçu – Cachaça orgânica e Produtos agroecológicos. Pernambuco – Brasil

    DoDesign-s Design & Marketing
    Sanhaçu – Cachaça orgânica e Produtos agroecológicos. Pernambuco – Brasil