Produção sustentável e Educação ambiental

A Sanhaçu é produzida de modo sustentável.

Faça-nos uma visita! Aqui você vê e aprende sobre tudo isso e muito mais:

Energia Solar

O Engenho Sanhaçu é o primeiro do país a utilizar energia solar em praticamente toda sua produção. São 15 placas fotovoltaicas. No Brasil, os primeiros engenhos existentes eram movidos a tração humana (escravos). Em seguida vieram os engenhos movidos a tração animal, roda d’água, vapor e energia elétrica. Pela primeira vez na nossa história temos um engenho movido a energia solar.

As outras formas de energia (térmica e eólica) utilizadas na Sanhaçu também são de fontes renováveis.

Energias Renováveis

É possível ver na propriedade a utilização de energia eólica, na planta de água de resfriamento da cachaça; energia solar, também para uso doméstico; e parte do bagaço da cana-de-açúcar, como fonte de alimentação para a caldeira.

Horta Orgânica

A família Sanhaçu é uma das fundadoras das primeiras feiras de produtos orgânicos do estado de Pernambuco. Na propriedade é mantida uma horta onde atualmente os alimentos produzidos são apenas para consumo próprio.

Agroflorestamento

Estamos localizados na Zona da Mata de Pernambuco, onde originalmente a Mata Atlântica dominava a flora da região. O plantio agroflorestal busca produzir alimentos no ambiente de floresta nativa. Em parceria com a SNE – Sociedade Nordestina de Ecologia, e com a Carbono Florestal a Sanhaçu anualmente produz, planta e acompanha o crescimento de centenas de mudas frutíferas e nativas da Mata Atlântica.

Produtos Orgânicos

O produto orgânico não é apenas aquele cultivado sem o uso de agrotóxicos. É também limpo, saudável, e que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza com manejo agrícola baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais. A Sanhaçu faz parte da Associação Terra Viva de produtores orgânicos.

Reutilização da água

Toda água utilizada para resfriamento na produção de cachaça é reutilizada proporcionando assim uma economia de mais de 50%.

Reaproveitamento de resíduos

Cerca de 1/3 de todo bagaço produzido é utilizado como combustível na caldeira. Os 2/3 restantes são aguados com vinhoto e quando acrescidos de matérias orgânicas, inclusive as cinzas oriundas da caldeira, formam um excelente adubo, retornando para o canavial como fertilizante natural.

Preservação ambiental

Todo este cuidado com o meio ambiente tornaram a Sanhaçu um verdadeiro oásis verde na região. Sombra e água fresca, tudo que a fauna nativa precisa.


Veja também:


Sanhaçu – Cachaça orgânica e Produtos agroecológicos. Pernambuco – Brasil

    DoDesign-s Design & Marketing
    Sanhaçu – Cachaça orgânica e Produtos agroecológicos. Pernambuco – Brasil